Património Natural
- margaridaabeloepc
- 15 de dez. de 2015
- 3 min de leitura
O Parque Ecológico é uma área protegida localizada a norte do Funchal no Pico do Arieiro com vistas deslumbrantes. Ocupa uma área de 1000 hectares muito ricos em fauna e flora. O parque tem óptimos recursos para a educação geomorfológica e biológica e serve muitas vezes como sala de aula ao ar livre. Nele podem encontrar-se algumas árvores raras nativas da Madeira como a Sorveira (Sorbus maderensis), o Folhado (Clethra arborea) e o Barbusano (Apollonias barbujana).

Foi também implementado um projecto de reflorestação de muitas espécies nativas pertencentes à família Lauraceae. Esta é uma medida muito importante que até se tornou numa atracção regular do parque. Além de tudo isto o parque possui também infra-estruturas de lazer para visitantes.
O Parque Florestal do Ribeiro Frio a Norte do Funchal é conhecido pelos belos jardins e trilhos. Está rodeado duma grande variedade de plantas nativas e árvores altíssimas que cobrem as montanhas em volta. Venha passear na natureza e mergulhe nas profundezas da Floresta Laurissilva para descobrir a sua verdadeira beleza.

O Parque Florestal das Queimadas fica na costa oeste perto de Santana. É um parque belíssimo ladeado pela Floresta Laurissilva com trilhos largos e áreas de piquenique. Este parque leva-nos a uma floresta maravilhosa repleta da mais densa e extraordinária vegetação; árvores imponentes, flores e trilhos famosos como o Caldeirão Verde, o Caldeirão do Inferno e o Rancho Madeirense, onde encontrará casas típicas de Santana e um restaurante.

A Reserva Natural da Rocha do Navio (também conhecida por Ilhéu da Viúva) fica na costa nordeste da ilha na região de Santana. Foi tornada reserva em 1997 para a proteger da pesca ilegal com explosivos que danificava o leito marinho e punha em perigo o delicado ecossistema marítimo. Hoje em dia esta área está protegida e tem paisagens espectaculares. É permitida a entrada de barcos mas é proibida a pesca submarina e a utilização de redes de pesca. Aqui encontrará aves marinhas como o Garajau e a Cagarra e é uma zona onde poderá haver um regresso do lobo-marinho (Monachus monachus).

A Reserva Natural da Ponta de São Lourenço localiza-se na ponta mais a leste da Ilha da Madeira. A sua geologia de origem sedimentar faz com que lá existam espécies de plantas e animais únicas. Esta península de 9 km de extensão é protegida desde 1982. Outra das características desta reserva é que já foram aqui avistados lobos-marinhos a brincar.

A Reserva Natural das Ilhas Desertas fica 22 milhas a sudeste do Funchal. É um grupo de ilhéus conhecidos como Deserta Grande, Bugio, Ilhéu Chão e Prego do Mar. Foi declarado Reserva Natural em 1990 devido à população aí existente do quase extinto lobo marinho. Na pior altura esta população contava com apenas 6 ou 8 indivíduos, sendo assim uma das espécies mais ameaçadas na lista de animais em risco de extinção do mundo. Hoje estima-se que essa população está em franca recuperação e que conta com pelo menos 30 indivíduos. Para visitar estes ilhéus é necessário pedir antecipadamente uma licença especial. Algumas excursões comerciais são permitidas mas é proibido mergulhar ou velejar dentro da reserva.

A Reserva Natural das Ilhas Selvagens (criada em 1971) é um grupo de três ilhéus desabitados a 280 km a sul da Madeira que se chamam: Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora. Estas ilhas têm uma impressionante quantidade de espécies vegetais endémicas e devido às suas condições quase perfeitas para a nidificação são também um importantíssimo santuário de aves marinhas. É necessária uma licença especial para visitar esta reserva mas há excursões comerciais disponíveis.

Comments